Amigos,
o sindicato dos jornalistas do RN está em campanha salarial. Apesar de não estar no mercado de trabalho potiguar, apoio e sou solidária a ação. Primeiro, porque acredito no movimento de classe e, especialmente no caso dos jornalistas, estamos vivendo um período grave de crise de identidade profissional, ameaçados pelo poder econômico e judicial, que fazem barbaridades com um conceito esquecido e, por isso mesmo, distorcido de liberdade de expressão e liberdade de imprensa.
O piso salarial do RN é um dos mais baixos do país: http://www.fenaj.org.br/ pisosalarial.php
Isso vale para jornalistas de redação, assessores, funcionários públicos, freelas, etc. E conhecemos bem a realidade deplorável de ou desistir da profissão, ou aceitar condições de trabalho dobrado, acumulando funções que deveriam ser incompatíveis. Só quem ganha com uma imprensa fragilizada são os poderes instituídos.
É completamente compreensível que jornalistas hoje empregados se sintam constrangidos, veladamente ameaçados, caso entrem numa campanha como essa. Por isso, a mobilização está envolvendo pessoas de outras áreas de atuação e de outros estados para "engrossar" o coro. Mesmo não sendo jornalistas, RT ou divulguem o movimento, se concordarem.
Jornalistas divulgam reivindicações das mais diversas categorias: professores, bancários, empresas de ônibus, etc, e são "calados" justamente no seu pleito.
Conheçam o movimento: http://www. jornalistasdornemluto. blogspot.com/
Siga @jrnemluto
Contate jrnemluto@gmail.com
Visite www.jornalistasdornemluto.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário